A tua assinatura é muito mais poderosa do que parece!
A tolerância
Tem-se falado muito de tolerância nos últimos tempos.
Importaria, antes de mais, compreender plenamente o seu significado...
Abrindo o Dicionário, encontramos:
- tolerância - a acção de tolerar, isto é, de admitir sem reacção agressiva ou defensiva; atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de viverem em conformidade com tais opiniões...
Ou
- A tolerância é a valorização da diversidade e da capacidade de viver e deixar que os outros vivam. É a capacidade para exercer uma atitude justa e objectiva para aqueles cujas opiniões, práticas, religião, nacionalidade, e assim por diante diferem.
Ou ainda:
- Tolerância = a abstermo-nos de agir contra o que reprovamos, contra o que nos é politicamente contrário ou contra o que é diferente de nós.
Ser tolerante não é apenas concordar com os outros mas sim mostrar respeito pelo essencial da humanidade em cada pessoa.
Ser tolerante é mostrar respeito pela liberdade e dignidade humanas.
Contribui para um mundo melhor!
Vê, reflecte e denuncia:
Top 10 palavras - 2008:
Guerra? Sim, mas contra a pobreza:
Um pouco de História...
O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU e comemora-se a 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Princípios da Declaração de Paris e efeitos
A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi então evocado o dia 16 de Novembro, aquando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18º);
Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19º);
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário