Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de outubro de 2009







Conheces a origem do Dia do Animal?

 

Franciscus van Assisi nasceu em Assis (velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria) a 26 de Setembro de 1182.

Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados. Franciscus amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade.

Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado.

Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais.

A 4 de Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.

A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.

 

Lembra-te, não apenas no dia mundial do animal, mas todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida! O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.

 

Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem nas mãos humanas.

 

Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos. A melhor homenagem que podemos prestar a estas inocentes vítimas é transmitir a mais pessoas o que realmente acontece em laboratórios, matadouros, circos, rodeios, etc, para que elas possam contribuir, de alguma forma, para parar com o sofrimento animal. Já pensaste no bom que seria no futuro festejar-se o dia do animal e já não existir a tortura massiva que faz parte da actualidade? Pensar que os animais já não eram explorados e que os seus direitos (proclamados pela UNESCO há mais de 30 anos) eram devidamente respeitados? Utópico...? Pode ser um futuro próximo. Se gostas de animais, podes tomar uma parte activa e contribuir para que este futuro se aproxime.

 

"CHEGARÁ O DIA EM QUE O HOMEM CONHECERÁ O ÍNTIMO DOS ANIMAIS. NESSE DIA UM CRIME CONTRA UM ANIMAL SERÁ CONSIDERADO UM CRIME CONTRA A PRÓPRIA HUMANIDADE".

 

Leonardo da Vinci

 

Sabias que a Dinamarca, país dito civilizado e membro da União Europeia, tem uma tradição horrenda e altamente censurável (mas aparentemente legal!) em que grupos de indivíduos jovens cometem as piores atrocidades contra "baleias-piloto" ou golfinhos "Calderon"?


Repara como o mar se  tinge de vermelho.  Antes fosse devido aos efeitos climáticos da natureza.


O que terá tudo isto de racional?

Por favor, denuncia este exemplo de más práticas!

Partilha esta matança cruel com os teus amigos.

Se quiseres deixa o teu comentário.



Para muita gente este ataque à vida passa despercebido, como um outro costume qualquer.

 

É nas Ilhas Faroé, e acontece, todos os anos, sob o pretexto de se tratar de uma tradição viking. Muitas vezes, há centenas de exemplares que são atraídos para uma baía e estripados vivos, esvaindo-se lentamente. Deste modo, são mortas famílias inteiras, o que também representa uma ameaça grave para o património genético destas espécies.

 

As Ilhas Faroé fazem parte do Reino da Dinamarca, que lhes concede subsídios, em vez de impedir o massacre.

 

Será possível não se conseguir  acabar com esta barbárie contra os”Calderon”, um golfinho inteligente e tranquilo que se aproxima dos homens demonstrando amizade?


 Faz com que esta atrocidade seja conhecida e que acabe quanto antes. 

 

Sem comentários: