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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tolerância?


... celebra-se hoje!


O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Organização da Nações Unidas e foi escolhido o dia 16 de Novembro, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada - no dia 12 deste mês - em 1995, e tendo 185 Estados como signatários.

A Declaração de Paris fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além da intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância e a convivência pacífica entre os povos vizinhos.

Foi, então, evocado o dia 16 de Novembro, aquando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. A Declaração de Paris remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:

1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);

2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)

3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).



RACISTA, EU?!!!

Está na hora de combater as discriminações em razão do sexo, raça, origem étnica, religião e crença, deficiência, idade ou orientação sexual.


Fica um pequeno convite à leitura e reflexão:


Revês-te nas atitudes de algum dos personagens desta história?

Gostarias que a história fosse diferente?

Achas que não há nada que possas fazer para alterar esta história?



Fonte

Comissão Europeia (1998) Racista, Eu?,

Luxemburgo: Publicações Oficiais das Comunidades Europeias (ISBN 92-828-4023-9)


Ler aqui:

http://ec.europa.eu/publications/archives/young/01/txt_whatme_racist_pt.pdf




Tenta ser a mudança

que queres ver acontecer

no mundo


Mahatma Ghandi



Algumas ideias simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade:


Para si próprio(a):


Não aceite passivamente afirmações baseadas em preconceitos e ideias feitas. Se alguma coisa lhe causa estranheza, procure conhecer e compreender outros pontos de vista.


Junto da família:


Leia/ofereça aos seus filhos um livro,

brinquedo, jogo ou DVD sobre “outros

mundos”, outras formas de estar, o

encontro entre povos e pessoas diferentes.

Fale destes temas e discuta-os em

família.


Responda à curiosidade dos seus filhos acerca de

temas como a diversidade cultural e étnica, social,

geográfica, biológica, de interesses... que faz parte

da vida. Fale sobre tolerância e ajude-os a compreender

o ponto de vista dos outros.



Assinale “ideias feitas” e informações

erradas representadas em filmes, programas

de televisão, jogos de computador e

outros media e discuta-as com a família.

Encoraje as crianças a falar sobre isso e

a expôr as suas opiniões.


Tente ser consistente e tolerante na sua

relação com os outros. Lembre-se que os

pais e educadores são das pessoas que

mais influenciam a aprendizagem de atitudes

e crenças das crianças.


Na escola...


A escola de hoje é cada vez mais um lugar de

encontro de culturas. É importante promover a

visibilidade e o reconhecimento desta diversidade

como uma oportunidade e uma fonte de

aprendizagem para todos.


É importante incentivar um clima de diálogo aberto e

de questionamento sobre ‘questões sociais’, ‘o nosso

mundo’, ‘as nossas especificidades’, ‘o que temos


em comum’... É no dia a dia da escola – na sala de

aula, no recreio – que a cidadania plural começa a

tomar forma.



in http://www.acidi.gov.pt/docs/Eventos/44ideiasC.pdf

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