... celebra-se hoje!
O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Organização da Nações Unidas e foi escolhido o dia 16 de Novembro, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada - no dia 12 deste mês - em 1995, e tendo 185 Estados como signatários.
A Declaração de Paris fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além da intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância e a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi, então, evocado o dia 16 de Novembro, aquando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. A Declaração de Paris remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).
Está na hora de combater as discriminações em razão do sexo, raça, origem étnica, religião e crença, deficiência, idade ou orientação sexual.
Fica um pequeno convite à leitura e reflexão:
Revês-te nas atitudes de algum dos personagens desta história?
Gostarias que a história fosse diferente?
Achas que não há nada que possas fazer para alterar esta história?
Fonte
Comissão Europeia (1998) Racista, Eu?,
Luxemburgo: Publicações Oficiais das Comunidades Europeias (ISBN 92-828-4023-9)
Ler aqui:
http://ec.europa.eu/publications/archives/young/01/txt_whatme_racist_pt.pdf
Tenta ser a mudança
que queres ver acontecer
no mundo
Mahatma Ghandi
Algumas ideias simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade:
Para si próprio(a):
Não aceite passivamente afirmações baseadas em preconceitos e ideias feitas. Se alguma coisa lhe causa estranheza, procure conhecer e compreender outros pontos de vista.
Junto da família:
Leia/ofereça aos seus filhos um livro,
brinquedo, jogo ou DVD sobre “outros
mundos”, outras formas de estar, o
encontro entre povos e pessoas diferentes.
Fale destes temas e discuta-os em
família.
Responda à curiosidade dos seus filhos acerca de
temas como a diversidade cultural e étnica, social,
geográfica, biológica, de interesses... que faz parte
da vida. Fale sobre tolerância e ajude-os a compreender
o ponto de vista dos outros.
Assinale “ideias feitas” e informações
erradas representadas em filmes, programas
de televisão, jogos de computador e
outros media e discuta-as com a família.
Encoraje as crianças a falar sobre isso e
a expôr as suas opiniões.
Tente ser consistente e tolerante na sua
relação com os outros. Lembre-se que os
pais e educadores são das pessoas que
mais influenciam a aprendizagem de atitudes
e crenças das crianças.
Na escola...
A escola de hoje é cada vez mais um lugar de
encontro de culturas. É importante promover a
visibilidade e o reconhecimento desta diversidade
como uma oportunidade e uma fonte de
aprendizagem para todos.
É importante incentivar um clima de diálogo aberto e
de questionamento sobre ‘questões sociais’, ‘o nosso
mundo’, ‘as nossas especificidades’, ‘o que temos
em comum’... É no dia a dia da escola – na sala de
aula, no recreio – que a cidadania plural começa a
tomar forma.
in http://www.acidi.gov.pt/docs/Eventos/44ideiasC.pdf
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