Lê o seguinte poema de Ruy Belo e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 4.
TEXTO B (excerto do teste intermédio do Gave)
E TUDO ERA POSSÍVEL
Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido
Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido
E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer
Ruy Belo, Obra Poética de Ruy Belo, vol. 1,
organização de Joaquim Manuel Magalhães, Lisboa, Editorial Presença, 1981
4. Redige um texto, com um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras, em que exponhas uma leitura do
poema.
O teu texto deve incluir:
● uma parte inicial, em que indiques o título do poema e o nome do seu autor e na qual identifiques o
momento da vida que é recordado no poema;
● uma parte de desenvolvimento, em que refiras a importância que o «eu» atribui ao momento que
identificaste, justificando a tua interpretação com um elemento do texto e explicando a expressão «o
poder duma criança» (verso 12);
● uma parte final, em que identifiques um dos sentimentos dominantes no poema, relacionando esse
sentimento com o título.
Observações relativas ao item 4:
1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta
integre elementos ligados por hífen (ex.: /di-lo-ei/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos
algarismos que o constituam (ex.: /2010/).
2. Relativamente ao desvio dos limites de extensão indicados – um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras –, há que atender ao
seguinte:
– a um texto com extensão inferior a 23 palavras é atribuída a classificação de 0 (zero) pontos;
– nos outros casos, um desvio dos limites de extensão requeridos implica uma desvalorização parcial (um ponto) do texto produzido.
Sem comentários:
Enviar um comentário